Tendências no Design em 2021

Com tantas mudanças em grande escala ocorrendo no mundo recentemente, as marcas não foram capazes de assumir muitos riscos em termos de design este ano. Além disso, elas tiveram que fazer muito mais com menos em 2020.

Por esse motivo, eu acredito que as empresas se basearão em velhos favoritos, como paletas de cores suaves, fontes com serifas e um estilo de visualizações de dados mais simples para uma comunicação clara: elementos que apelam para uma sensação de calma, compreensão e positividade em um mundo ultracaótico.

Cores e fontes ousadas e um marketing muito agressivo não funcionarão agora e nem no futuro.

Que tendências de design gráfico poderão dar certo em 2021? Confira algumas das maiores apostas.

1. Paleta de cores suaves

As cores suaves são aquelas com baixa saturação, em oposição a cores vivas. Cores suaves podem transmitir segurança e proteção, sendo até mesmo nostálgicas. Elas também podem indicar algo natural e orgânico. É por isso que muitas marcas de saúde e bem-estar têm usado paletas de cores suaves este ano.

2. Visualização de dados descomplicada

O objetivo de qualquer visualização de dados deve tornar essas tarefas fáceis de entender. Vivemos em uma época em que muitos dados estão em constante circulação. As visualizações de dados simplificadas podem tornar a comunicação mais eficaz.

3. Formas geométricas

No ano passado, vimos muitas formas fluidas e abstratas nos layouts. Este ano, elas foram substituídas por formas e padrões geométricos rígidos e arestas sólidas. As arestas duras de uma forma geométrica criam um grande contraste com cores suaves.

4. Ícones e ilustrações

Muitas marcas estão usando ícones e ilustrações em publicações para as redes sociais, design de site e muito mais. Os ícones podem ser uma ferramenta poderosa para comunicação visual. Com um ícone simples, você pode comunicar o significado com menos espaço do que palavras. Além disso, as ilustrações são muito mais criativas do que as fotos.

5. Fontes com serifas clássicas

As fontes com serifa são um dos estilos de fonte mais antigos ainda em uso. Elas datam do século XV. Por causa disso, as fontes com serifas são comumente vistas como clássicas, elegantes e confiáveis. Eles podem evocar um sentimento de nostalgia. É por isso que vemos muitas empresas de serviços financeiros usando fontes assim nos materiais de marketing.

6. Post Carrossel nas redes sociais

Muitas pessoas tem compartilhado posts em formato de carrossel no Instagram e no Linkedin. Eles são uma forma visual de comunicar mensagens mais longas do que uma postagem única. É por isso que vimos tantos perfis compartilhando este formato. Além disso, os algoritimos do Instagram e Linkedin parecem promover mais esse tipo de post do que publicações de imagem única.

7. Vídeos com texto

Provavelmente, as pessoas continuarão a trabalhar remotamente em 2021. Isso significa que gravar um novo conteúdo conteúdo de vídeo será difícil. Vídeos que usam texto na tela para comunicar mensagens são uma forma de contornar isso.

Em vez de precisar de toda uma equipe de produção para criar um vídeo, as marcas podem criar um vídeo simples com textos de uma forma mais simples e rápida.

Viu como esses vídeos simples podem ajudá-lo a redefinir um monte de conteúdo para diferentes plataformas e redes?

Mesmo que sua empresa esteja reduzindo a criação de conteúdo, você conseguirá dar vida nova ao conteúdo antigo com um simples vídeo ou post carrossel.

Conclusão

As tendências de design gráfico não mudarão tanto este ano.

Na verdade, o minimalismo e os gráficos simples provavelmente serão muito populares à medida que as marcas tentam esticar suas verbas.